‘O Senhor me deu outra mensagem:’ ‘“Vá e proclame esta mensagem para Jerusalém. Assim diz o Senhor:
“Lembro-me de como você desejava me agradar, quando era uma jovem noiva, muito tempo atrás. Você me amava e me seguia até mesmo no deserto. Naqueles dias, Israel era santo para o Senhor , era como os primeiros frutos de sua colheita. Todos que faziam mal a seu povo eram declarados culpados, e sobre eles vinha calamidade. Eu, o Senhor , falei!”.
Ouçam a palavra do Senhor, descendentes de Jacó e todas as famílias de Israel! Assim diz o Senhor : “Que defeito seus antepassados encontraram em mim, para que se afastassem tanto? Foram atrás de ídolos inúteis, e eles próprios se tornaram inúteis. Não perguntaram: ‘Onde está o Senhor , que nos tirou do Egito em segurança e nos conduziu pelo deserto, uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e densa escuridão, onde ninguém vive e pela qual ninguém passa?’.
“E, quando eu os trouxe para uma terra fértil, para desfrutar sua fartura e as coisas boas que ela produzia, vocês contaminaram minha terra e corromperam a herança que eu lhes tinha dado. Os sacerdotes não perguntaram: ‘Onde está o Senhor?’. Os que ensinavam minha lei não me deram atenção, os governantes se voltaram contra mim, os profetas falaram em nome de Baal e foram atrás de ídolos inúteis.
Portanto, apresentarei minha acusação contra vocês”, diz o Senhor . “Também apresentarei acusações contra seus descendentes. “Vão para a terra de Chipre, no oeste, e vejam; vão para a terra de Quedar, no leste, e prestem atenção. Alguém já ouviu falar de algo parecido?
Alguma vez uma nação trocou seus deuses por outros, mesmo que não sejam deuses de verdade? Meu povo, no entanto, trocou seu Deus glorioso por ídolos inúteis! Os céus se espantam diante disso, ficam horrorizados e abalados”, diz o Senhor .
“Pois meu povo cometeu duas maldades: Abandonaram a mim, a fonte de água viva, e cavaram para si cisternas rachadas, que não podem reter água.” ‘ Jeremias 2:1-13
Essas coisas foram registradas há muito tempo para nos ensinar, e as Escrituras nos dão paciência e ânimo para mantermos a esperança. Romanos 15:4
Contexto
- O coração de Deus está revelado no Velho Testamento.
- Deus dá uma terra que mana leite e mel
- Israel não obedece totalmente ao Senhor e sofre com os cananeus
- Israel fica insatisfeito com Deus e começa adorar outros deuses
- Jezabel e Acabe institucionalizam a adoração a Baal e Aserá em Israel (Samaria)
- Manasses institucionalizou a adoração a Baal e Aserá em Judá (Jerusalém)
- Israel vai de ladeira abaixo até o exílio
- Deus adverte o povo através de Jeremias
- Jesus fala da água viva para a mulher samaritana (Samaria)
- Jesus fala da água viva para os judeus no templo na Festa das Cabanas (Prosperidade + Lembrança do deserto) (Jerusalém)
1. O altar do nosso coração tem lugar para um Deus. Se não for o Deus verdadeiro, colocaremos um ídolo inútil. Esse altar nunca ficará vazio.
2. A primeira maldade do povo foi arrancar Deus do altar do seu coração.
3. A segunda maldade do povo foi colocar um ídolo neste altar.
4. O esfriamento espiritual é um processo, não é um ato. Não oro mais, não leio mais a Bíblia, não vou mais ao culto…
5. Deus no altar do nosso coração dá:
- Significado (quem eu sou, o que eu tenho, o que eu faço) (identidade, vocação e propósito)
- Segurança (o que me sustenta na adversidade, a paz)
- Satisfação (a alegria de viver)
6. Se Deus é arrancado do altar, nós buscaremos significado, segurança e satisfação no ídolo.
7. Alguns ídolos inúteis do coração:
- Dinheiro
- Sucesso
- Relacionamentos
- Poder e Controle
- Prazer e Conforto
8. Por que o ídolo é inútil? Porque ele é uma cisterna rachada. Não pode reter a água. Ele não consegue saciar a sede que nós temos.
Conclusão
Deus é uma fonte de água viva. Só Ele pode nos oferecer significado, segurança e satisfação incondicionalmente e consistentemente.